quinta-feira, 16 de maio de 2013

PAP: Cachecol em crochê com carreiras entrelaçadas!!!

Olá!!!!
Olha só que legal e diferente este cachecol. Ele é feito em crochê e tem as carreiras entrelaçadas, parece difícil fazer, mas não é não, eu fiz um gráfico prá mostrar como se faz. A ideia original eu vi no Facebook, até tinha um PAP, mas estava em espanhol, então resolvi fazer o meu, do meu jeito!
Neste trabalho eu usei o fio Alice da Círculo e agulha 4,00mm para o trabalho ficar mais fofinho :)


O ideal é usar duas ou mais cores bem contrastantes, assim o entrelaçado fica bem aparente.

O legal é que durante a execução deste cachecol, a gente já vai fazendo as franjas, assim, terminada a última tira, a peça está pronta.

Abaixo está o gráfico que mostra como o cachecol é feito, como as carreiras são entrelaçadas. O gráfico mostra uma peça bem menor que o cachecol acima. Mas é sempre bom fazer uma amostra, assim a gente entende e pratica como o ponto é feito.
Basicamente esta peça é formada por tiras trabalhadas no sentido do comprimento da peça.

Observe a primeira tira, a que está toda em preto, a primeira de baixo para cima no gráfico.
A gente começa a tecer esta tira pela franja esquerda, alí onde está aquele triangulinho vermelho: 10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. do início. Agora vamos fazer o corpo: faça 45 correntes, agora vamos fazer a franja do lado direito:10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. feitas anteriormente. Agora vamos completar o corpo: faça 5 correntes, pule 5 correntes da carreira de baixo e faça 5 pontos baixos nas correntes seguintes da carreira de baixo, repita esta sequencia até chegar lá na franja esquerda, aí é só arrematar (use o arremate invisível que eu ensinei a fazer lá no Ganhe Mai$). Está pronta a primeira tira. Perceba que durante a execução da tira formaram-se 5 orifícios, iremos usá-los agora na segunda tira.

Agora vamos para a segunda tira: a primeira parte da tira está em azul no gráfico e está sublinhado no parágrafo aí acima. Terminada esta parte, pegue a franja esquerda da segunda tira e vá lá no orifício perto da franja direita da primeira tira e passe-a por dentro dele, no sentido que a seta vermelha indica e venha fazendo o mesmo por todos os outros orifícios até chegar no final. Está feito o entrelaçamento, agora é só completar a tira conforme mostrado no gráfico, em preto.

Todas as outras carreiras serão feitas do mesmo modo que foi feito a segunda, não muda nada e você fará quantas tiras forem necessárias para que o cachecol fique da largura desejada.


No cachecol que eu fiz, as franjas tem 30 correntes, o corpo 150 correntes e foi formado por 9 tiras.

É isso aí meninas. Já sabem, qualquer dúvida, é só me chamar!!!
Beijokas da Iza :***








14 comentários:

  1. Izabel, boa noite querida!
    Lindo e diferente esse cachecol, já salvei a receitinha, quem sabe mais para frente não faço!
    Bjos!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia lindinhaaaaa
    que lindooooo heimmm.ficou um capricho só.Parabens tá flor...vc sabe que eu amooooo tudo por aqui né...
    beijos
    e linda sextaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..

    ResponderExcluir
  3. Olá Izabel,acabei de conhecer teu blog e estou encantada!
    Você é uma verdadeira artista, parabéns!
    Esse cachecol tem um efeito super diferente e parece fácil de fazer, obrigada por compartilhar!
    Te desejo um ótimo fim de semana, bjks!
    http://baudocroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. MUITO PERFEITO,, AMEI

    TEM BRINCADEIRA SEQUENCIA PREMIADA COATS E SORTEIO 1000 SEGUIDORES EM MEU BLOG,VEM PARTICIPAR
    CLIQUE AQUI E VER MEU POST DE HOJE, FICAREI FELIZ COM SUA PRESENÇA
    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  5. Olá,Izabel!
    É...realmente depois que você ensinou de uma maneira tão clara,ficou fácil.
    Obrigada.Bjo,Nena

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo e muito delicado. Obrigada por partilhar o PAP. Bom final de semana.
    Bjs.

    Jussara
    Caminhando na Arte
    Sarinha na Cozinha

    ResponderExcluir
  7. Adorei o pap do cachecol de croche
    vou tentar fazer
    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo esse modelo de cachecol, e as cores estão perfeitas.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seus trabalhos e já te sigo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá.Muito lindo esse cahecol obrigada por compartilhar o P-A-P.Adoreiii.bjs

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não consegui realizar o cachecol, logo depois que entrelaço as tiras, não consigo mais dar andamento. Na verdade continuei mas ficou uma bagunça, creio q fiz algo errado =(
    como devo fazer a segunda carr. da segunda tira? os pontos baixos em cima de pontos baixos da outra tira? a correntinha de base fica to enrrolada na primeira tira, como vou trablar por cima dela, sem perder a conta nem os pontos? Eu realmente me perdi nessa parte. Se você puder me esclarecer agredeço muitíssimo. Atenciosamente, Verônica.

    ResponderExcluir

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***