quarta-feira, 31 de julho de 2013

PAP: Echarpe de crochê com Renda

Olá!
Já que várias amigas pediram, agora estou disponibilizando aqui no blog o PAP desta Echarpe de Crochê com Renda. Este trabalho já foi publicado na revista Coleção Círculo Moda Crochê, Ano1, no. 05.
Abaixo, as fotos que fiz ainda aqui em casa, o gráfico, a receita e as fotos da revista. Sugiro que o gráfico seja impresso para melhor visualização. E meninas, vocês já sabem, qualquer dúvida me chamem!
Disfrutem!
Beijokas da Iza :***



 Materiais:
-Fio Susi(Círculo), 1 novelo na cor Cru
-Renda Tricô Margarida, 1 novelo na cor: 253
-Agulha para crochê 1,75mm

Pontos utilizados: ver legenda no gráfico

Procedimentos:
A estola é formada por 3 arcos de Renda Tricô unidos por crochê.
-Corte 3 tiras da Renda Tricô, cada uma com 103 furos. Junte as pontas para formar um círculo e faça coincidir os furos das extremidades. Feita esta sobreposição, você terá 102 furos para trabalhar.

Arco central (em vermelho no gráfico): comece o trabalho em crochê sobre os furos sobrepostos. Faça o bico indicado no gráfico sobre 23 furos, faça a volta/ponta fazendo três pontos altos sobre os 5 furos seguintes e agora continue a fazer os bicos, mas unido-os aos bicos feitos anteriormente. Quando os 23 furos de baixo estiverem unidos aos 23 furos de cima, continue a fazer o bico sobre os próximos 23 furos. Faça a volta (três pontos altos sobre os 5 furos seguintes) e continue a fazer os bicos, unido-os aos feitos anteriormente. Está terminada a união central deste arco. Como acabamento, faça ao redor da renda arcos de correntes como indicado no gráfico, apenas observando que nas extremidades são feitos picôs.

Arcos laterais: siga o mesmo procedimento descrito anteriormente, apenas observando que os arcos laterais são unidos ao arco central durante a execução do acabamento feito ao redor da renda (ver gráfico).


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Geada do dia 24 de julho de 2013

Olá!
Pensa num dia frio! Aí eu tava achando estranho porque não tinha muito gelo, mas aí percebi que as plantas estavam com uma cor estranha, diferente da normal... caraca! Era a tal da "Geada Negra", tava tudo congelado! Eu pegava as folhas e elas estalavam, estavam crocantes, kkk, nas fotos abaixo dá prá ver as folhas quebrando e eu quase congelando, às 7 da manhã, de roupão, fotografando! 
Quando o sol abriu, mas uma cena interessante: as árvores começaram literalmente a derreter, parecia chuva, muito doido!
Agora é esperar e ver o que sobrou, muitas plantas irão morrer, mas fazer o quê?! É o ciclo da Natureza!
Beijokas da Iza :***








sexta-feira, 19 de julho de 2013

PAP: Mug Rug

Olá!!!!
Olha só que mimo, finalmente fiz um Mug Rug prá mim. Com o frio que está aqui, vai muito bem um chá quentinho e a função do Mug Rug é justamente essa, manter o chá ou o café quentes, já que ele funciona como um isolante térmico, além de deixar a caneca um charme, não é?

Este Mug Rug foi feito para servir numa caneca com 26 cm de diâmetro e 9,5 cm de altura. 
Usei o fio Mollet da Círculo S/A e agulha Duna 2,5mm. Também precisa de dois botões a seu gosto.

Então, vamos lá no gráfico ver como se faz? Bora lá!!!





Aqui está o gráfico. As primeiras 4 carreiras você deverá trabalhar em círculo. Eu fiz o gráfico aberto para melhor visualização dos pontos, mas faça assim: ao redor de um círculo mágico suba com 3 correntes, faça 11 pontos altos e feche com um ponto baixíssimo, agora é só seguir o gráfico até a carreira 4. Da carreira 4 em diante (são mais 8 carreiras) você irá trabalhar ida e volta para que fique esta abertura por onde vai passar a alça da caneca. A última carreira está em vermelho só para mostrar que é nesta carreira que as alças (20 correntes) para os botões são feitas. Terminado o trabalho, é só arrematar os fios soltos, pregar os botões de acordo com as alças e começar a desfrutar de seu chá ou café!!!

É isso!!! Espero que gostem e que seja útil!!!
Beijokas da Iza :***

Amigas Círculo!!!!

Gente, olha que delícia o mimo que eu ganhei da Círculo S/A!!! Eu que tomo muuuitos cafés durante o dia simplesmente amei esta caneca. Este mimo é em comemoração ao Dia do Amigo, 20 de julho.
Amei, amei, amei!!!! Muito obrigada pela parceria e pela amizade!!!
Beijão prá vocês: Fernanda Wieser, Soraia Domingos, Sidimara Melo, Jô Rocha.




quinta-feira, 18 de julho de 2013

FAÇA VOCÊ: CUPCAKE DE CROCHÊ!


FAÇA VOCÊ: CUPCAKE DE CROCHÊ!


Olá!
Sempre fiz crochê, mas nunca como atividade principal, na verdade o crochê sempre foi meu passatempo. E sabe como é o mundo (redondo!), dá voltas e voltas e chegou o dia em que eu tive que escolher “uma” das tantas coisas que eu fazia para ser a minha atividade principal. Escolhi o crochê e fui muito feliz na minha escolha. E é por isso que eu tenho tanto carinho por estes cupcakes, foram eles que marcaram minha volta com tudo ao crochê. Claro, não fui a primeira a fazê-los, mas esta receita é criação minha.
O cupcake fica muito fofo, e apesar da quantidade de detalhes, não é demorado fazê-lo. Além disso, ele não leva nenhuma costura, a forminha e a cobertura do bolo ficam unidas durante a execução e o restante dos detalhes são unidos ao bolinho com cola quente. Eu já fiz muuuuuitos destes cupcakes, para todas as ocasiões, inclusive natalinos, que aliás me garantiram o 3º. lugar no Concurso Cultural de Natal da Círculo S/A em dezembro de 2011. Então, atendendo a pedidos, eis o passo a passo do cupcake que está na foto do pano de copa do post anterior. Espero que gostem e que seja útil!!!
Diversos 024
Materiais:
- Fio Mollet, 1 novelo de cada cor: bege, rosa, marrom, branco e vermelho;
- Fio encerado na cor marrom: 8 cm;
- Fibra acrílica para enchimento;
- Agulha para crochê: 3,00 e 2,00mm;
- Agulha para tapeçaria;
- Cola quente.
Pontos utilizados: -Corrente = corr. -Ponto alto = p.a. -Ponto baixo = p.b. -Ponto baixíssimo = p.bx. -Ponto alto junto = p.a.j. -
*Círculo mágico: enrole o fio ao redor do dedo indicador formando um círculo, deixando o início do fio livre. Monte ao redor deste círculo os pontos iniciais do trabalho. Quando a primeira carreira estiver pronta, puxe o fio que ficou solto, assim o trabalho ficará com o centro bem fechado.
Procedimentos
Forminha:
1ª. carreira.: (com o fio na cor Bege) – Ao redor de um círculo mágico* faça: 3 corr., 11 p.a. e feche com 1 p.bx.
Foto 12ª. carr.: Faça 2 p.b. sobre cada p.a. de base e feche com 1 p.bx.
Foto 2
Esta pronta a base da forminha, agora vamos fazer as laterais:
3ª. carr.: Faça 1 p.a. sobre cada p.b. da carr. anterior, mas pegue o ponto por traz, para que a lateral fique levantada. Feche esta carr. com 1 p.bx.
Foto 3
Foto 44ª. carr.: No primeiro p.a. da carr. feita anteriormente, faça 1 p.b. No segundo p.a., faça 2 p.b., no terceiro, 1 p.b., no quarto, 2 p.b. e siga assim, alternando os pontos, até o final desta carreira e feche com 1 p.bx.
Foto 5
5ª. carr.: Faça 1 p.a. sobre cada p.b. feito na carreira anterior e feche com 1 p.bx.
Foto 6
6ª. carr.: Faça 1 p.b. sobre cada p.a. feito na carreira anterior, feche com um p.bx., corte o fio e arremate. Está pronta a forminha!
Foto 7Foto 8Agora vamos fazer a cobertura.
7ª. carr.: Com o fio na cor rosa, faça 1 p.b. sobre cada p.b. da carreira anterior e feche com 1 p.bx.Foto 9
8ª. carr.: Borda da cobertura: no primeiro p.b. da carreira anterior, faça: 3 corr., 2 p.a.j. e feche com 1 p.bx. no terceiro p.b., mas não pegue as duas alças, utilize apenas a alça do lado de fora. Repita este bico em toda a volta.
Foto 10Foto 119ª. carr.: Faça 1 p.a. sobre cada p.b. da 7ª. carreira, mas utilizando apenas a alça interna, já que na externa foi feita a borda da cobertura do Cupcake. Feche com 1 p.bx.
Foto 9
10ª. carr.: 3 corr., 1 p.a, feche os dois juntos, siga fazendo 2 p.a.j. até o final da carreira e feche com 1 p.bx.
Foto 13
11ª. carr.:  igual a carreira anterior, só que nesta carreira, por ser a última, não a feche com 1 p.bx., apenas arremate o último ponto e deixe fio suficiente para fechar a abertura do Cupcake.
Foto 14Foto 15O feche a abertura. corpo do Cupcake está pronto! Preencha-o com fibra acrílica e com a ajuda de uma agulha para tapeçaria, feche a abertura.
Foto 18
-Utilize a lã marrom, agulha 3,00mm e siga o gráfico abaixo:
Chantilly
Foto 19
-Utilize a lã branca e agulha 2,00mm (aqui usa-se a agulha de número menor para que o trabalho fique mais fechado). Siga o gráfico abaixo:
Gráfico do chantillycupcake1
Cereja
Foto 20
-Utilize a lã vermelha, agulha 2,00mm (aqui usa-se a agulha de número menor para que o trabalho fique mais fechado) e siga o gráfico abaixo. Quando a cereja estiver pronta, para formar o cabinho, faça um nó em uma das pontas do fio encerado e a outra ponta passe por dentro da cereja, com a ajuda da agulha para tapeçaria.
Gráfico da cerejacupcake1
Montagem: Quando todas as partes estiverem prontas, cole-as nesta ordem usando cola quente: cupcake, cobertura de chocolate, chantilly e a cereja.
Diversos 024
Beijokas da Iza :***

FAÇA VOCÊ MESMO: PANO DE COPA COM APLICAÇÃO!

FAÇA VOCÊ MESMO: PANO DE COPA COM APLICAÇÃO!

Olá!
O post de hoje surgiu após um pedido de ajuda. Recebi um e-mail de uma leitora do meu blog dizendo que ela estava juntando dinheiro para fazer a festa de 15 anos de sua filha e que estava precisando do gráfico de um cupcake em crochê para fazer aplicações em panos de copa.
Eu não tinha nenhum gráfico, então o jeito foi fazer um! Bom, não é bem assim que funciona. Primeiro eu faço a peça, desmancho, faço de novo, desmancho, deixo de lado, volto outro hora, desmancho, tomo um café (vários!), faço e refaço até ficar legal, depooois de tudo isso que eu vou fazer o gráfico, hehe!!
Esta aplicação é bem simples, mas fica muito graciosa. O colorido dos fios é que fazem todo o diferencial.
Cup2
Para este projeto eu usei o fio Anne nas cores Rosa(3077 e 3182) e Azul (2470) para as coberturas, a cor Cru (7684) para as bases,  Vermelho (3635) para as cerejas e agulha para crochê 1,75mm. Os cabinhos das cerejas eu bordei com ponto atrás utilizando o fio Anne Marrom (7311).
Para fazer a barra do pano de copa eu usei tecido para trabalhos manuais da Círculo S/A com estampa de cupcakes.
Este é o gráfico: veja que a execução é bem simples e na cobertura a seta em azul mostra a direção em que o trabalho é feito.
cupcake1Quando a base e a cobertura estiverem tecidas, una as duas partes com uma costura a mão pela parte de trás.
Imagem 024
Quando todos os cupcakes estiverem prontos, acomode-os sobre o pano de copa e costure-os a mão com pontos invisíveis. Faça o cabinho da cereja com ponto atrás ou qualquer outro ponto de bordado, ou até, também ficará gracioso, faça o cabinho com tinta para tecido.
Imagem 029
É isso! Viu que simples e bonito?! Este cupcake também poderá ser usado para customizar outras peças como camisetas, nécessaires, fraldas, o que a imaginação mandar!!!
Beijokas da Iza :***

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PAP: Saia com Renda Tricô

Olá!
Hoje eu trago prá vocês o PAP desta linda saia feita com a Renda Tricô Margarida e Anne da Círculo S/A.
Eu desenvolvi esta saia para a Círculo e ela foi publicada em revista em fevereiro deste ano na Coleção Círculo Moda Crochê, Ano 1, No.5. 
A primeira foto foi feita aqui em casa, ainda sem forro e abaixo está a foto da revista. 
Eu sugiro que você imprima o gráfico para que ele fique mais nítido e mais fácil de acompanhar. Depois que a saia estiver pronta, é só colocar o forro no comprimento que você achar melhor. 

Beijokas da Iza :***





Saia com Renda Tricô

Materiais:
-Anne 250, 2 novelos na cor Branco 8001
-Renda Tricô Margarida, 1 novelo na cor: 251
-Agulha para crochê 1,75mm

Pontos utilizados: ver legenda no gráfico

Procedimentos:
Esta saia possui duas partes: a parte superior e a parte inferior.

Parte superior: é formada por 6 tiras de Renda Tricô com 30 furos cada. Sobreponha os furos das extremidades de cada tira da Renda formando um círculo, tendo assim 29 furos para trabalhar e comece aí, na emenda, o trabalho em crochê. Una as 6 tiras entre si conforme indicado no gráfico.

Parte inferior: é formada por 7 tiras de Renda Tricô com 59 furos cada. Sobreponha os furos das extremidades de cada tira da Renda formando um círculo, tendo assim 58 furos para trabalhar e comece aí, na emenda, o trabalho em crochê. Una as 7 tiras entre si conforme indicado no gráfico.
Para facilitar o trabalho e o manuseio da peça, comece a emendar as tiras de baixo para cima, deixando para fazer por último a carreira de bicos de crochê que irá unir as duas partes da saia. O local de união está indicado em vermelho no gráfico.

Acabamento:

Faça o cós e o cordão em crochê conforme indicado no gráfico. Passar o cordão entre os pontos do cós e deixar as pontas no meio da frente para dar um laço.