#semprecirculo

#semprecirculo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PAP: Caveirinha em crochê!!

Este post também está disponível no blog Ganhe Mai$ da Círculo S/A: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/diy-caveirinha-de-croche/

Olá!
Mais uma costura invisível?! Não, por enquanto chega, hehe!
Hoje eu fiz um mimo prá vocês, fiz o gráfico desta caveirinha feita em crochê. A minha inspiração foi o tecido da Círculo que está de fundo.  Ela ficará uma graça aplicada em camisetas, bolsas, ... e pode se transformar num pingente, num chaveiro e se feita com um fio mais fino, como o Anne(Círculo), poderá ser até um brinco.
Para fazer esta caveirinha eu usei o fio Duna(Círculo) nas cores branco (8001), Pink (6092) e agulha 2,75mm.



 Este é o gráfico. Com o fio branco, primeiro a gente faz os olhos (em preto), primeiro um, depois o outro e aí faz o acabamento ao redor (em vermelho). Prá deixar a caveirinha mais “menina”, faça o lacinho com o fio pink, que poderá ser colado ou costurado assim, de lado, como mostrado no gráfico.

É isso! Espero que tenham gostado e que seja útil!
Beijokas da Iza :***

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jacquard em crochê!!!

  Este post também está disponível no blog Ganhe Mai$ da Círculo S/A: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/jacquard-em-croche/


Olá!
Hoje vou ensinar como fazer o Jacquard em crochê. Jacquard é o nome que se dá aos desenhos que se formam durante o trabalho quando a gente vai alternando as cores dos fios.
O projeto de hoje é bem simples, mas vamos usar as duas dicas que já passei aqui: a do arremate invisível e da troca de fios.
Vamos lá então?!
Este é o gráfico do square que vamos fazer. Perceba que na carreira 4, há pontos que estão em vermelho, é aí que vamos fazer a troca de fios.
square jackard
Seguindo o gráfico acima, faça as carreiras 1, 2  e 3 e termine a carreira com oarremate invisível.  Está pronta a primeira parte do square.
Figura 2
Agora vamos fazer a última carreira do square,  é aqui que faremos as trocas de fios para formar o Jacquard.
Olhando o gráfico, veja que a carreira 4 começa com três pontos altos com fio amarelo. Faça dois pontos altos e no terceiro faça a troca de fios, porque agora a receita pede que façamos três pontos altos em azul.
Figura 3Feitos os três pontos altos em azul, é hora de fazer a troca de fios novamente, como pede o gráfico. Nas fotos 4 e 5 podemos ver bem como o fio da cor anterior automaticamente vai pra baixo, assim podemos ir trabalhando por cima dele e não fica fio sobrando atrás do trabalho.
Figura 4Figura 5
Aqui nesta foto vemos como fica o canto do square, o fio azul fica bem escondido por baixo do amarelo.
Figura 6Olha como fica o square terminado.
Figura 7
Este é o lado avesso. Como trabalhamos por cima do fio, o avesso fica limpinho, sem nenhum fio sobrando.
Figura 8E agora a mágica! Fiz esta montagem pra mostrar como fica quando juntamos vários squares iguais ao que acabamos de fazer. Veja como um detalhe tão simples, como a troca de cores na última carreira enriquece o trabalho. As possibilidades de uso são infinitas: almofadas, bolsas, jogos americanos, trilhos, ….  tudo o que a sua imaginação permitir!!!
Figura 9
É isso! Espero que gostem e que seja útil!
Beijokas da Iza :***

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Delícia receber presente surpresa!!!

Olá!
Como sempre, quando tem alguma coisa prá mim, a menina do correio me liga. Era 11h30m, larguei as panelas e fui rapidinho lá buscar. Tinha uma caixa e um envelope da Círculo. Ah, era o material que eu estava esperando, deixei tudo no meu atelier e fui terminar o almoço. Almoçamos, organizei a cozinha e daí que fui ver o que tinha chegado. Na caixa eu sabia o que tinha, mas no envelope não, então abri ele primeiro e que surpresa! Era um presente! Embrulhado com tecidinho fofo e cheiroso!!!! Olha que fofura: é uma caixinha com "pipocas" de sabonete de capim cidreira. Gente, tão cheiroso que pensei que era bala, quase comi, hehe!!!
A Círculo mima muito a gente! E eu adooro ser mimada!!!

Beijokas da Iza :***




quarta-feira, 12 de junho de 2013

PAP: Poncho Fiorella em crochê!!

Olá!
Olha só que bonito este poncho, mas fiz uma péssima escolha de fio. O fio é lindo, o ponto é lindo, mas um não ajudou o outro, não apareceu nem o desenho do crochê, nem o desenho do fio. Acontece... E na pressa de mandar a peça prá editora, não fiz nenhuma outra foto deste poncho, a única foto que tenho é a da revista. Eu me lembro que quando comecei a crochetar esta peça, tive uma intoxicação alimentar, olha, foi um parto terminar esta peça, eu tinha que cumprir prazos. 
Eu tenho muita vontade de fazer outro poncho assim, só que com um fio de cor lisa, para que o desenho do crochê aparece. Parece complicado fazê-lo, mas não é não, ele é todo feito em squares, e a franja é feita durante a execução da última carreira dos squares que ficam na borda.
Abaixo estão os gráficos e se forem necessárias mais explicações, sempre estou à disposição!!!

Beijokas da Iza :***





 cada arco corresponde a 5 correntes.






quarta-feira, 5 de junho de 2013

PAP: Chaveiro Coração Majestoso!!!

Olá!
Então, antes de começar a falar sobre este chaveiro, deixa eu contar o que aconteceu com o chaveiro anterior. Lembram daquele chaveiro fofo, feito em crochê, que cobria parte da chave do carro? Poisé, de vez em quando, carros necessitam de reparos mecânicos e aí dá prá imaginar o estado deplorável em que ficou o meu chaveiro depois de passar um dia nas mãos de um mecânico... Era tanta graxa preta que a única solução foi arrancar tudo e jogar fora. Perda total. Aí que jeito?! Fazer outro né?!
Fiz um trabalho com o fio Majestoso da Círculo e olha, não é por acaso que ele tem este nome, o trabalho ficou maaaaaravilhoso (logo eu mostro ;) e sobrou um pedacinho de fio. E eu que adoro retalhos, por um acaso também tinha uma sobrinha de cetim de outro trabalho que combinava com o fio... plim!!!! Fiz outro chaveiro, lindo, chamativo, laranja brilhante, um espetáculo!!! Mas só que agora se o carro precisar ir pro conserto, o chaveiro fica em casa, hehe!!! Vivendo e aprendendo!!!

Quer ver como ele foi feito? Vamos lá!


Eu usei cetim e Majestoso e manta acrílica para encher o coração, mas eu sugiro, para quem não tem muita prática com costura, usar tecido de algodão, o cetim escorrega muito.

Não sei porque esta foto ficou torta, mas enfim dá prá ver o que fiz. Fiz um molde em formato de coração, e passei o risco no lado avesso do tecido, já dobrado ao meio. Prendi as duas partes do tecido com alfinetes, mas....

 antes de começar a costurar, eu fiz um rolotê, um cordãozinho, prá formar uma alça prá colocar aquela argola onde a gente prende a chave. Então assim, rolotê pronto, coloque ele dobrado ao meio entre os dois tecidos, pontas para cima, alça para baixo, assim quando você fizer a costura, ele já ficará preso.

Pronto, aqui já está costurado. É só costurar com cuidado por cima do risco feito anteriormente e deixar um pedacinho sem costurar para poder virar a peça para o lado direito. Perceba que eu ainda não cortei o tecido ao redor do risco, isso facilita a costura, já que é uma peça pequena e se por acaso a costura ficar torta é só retirá-la com cuidado e o tecido não desfia.

Agora sim, costura feita, tudo certo, recortei ao redor, deixando uma margem de 1 cm para não ter problema de esgarçar o tecido. Bem ali em cima, no meio do coração, é preciso fazer um pic, um pequeno corte, prá na hora de virar pro direito não ficar franzido.

Pronto! Costurado e virado pro lado direito. Ó a alça ali!

Aqui já está cheinho com manta acrílica!

 Com pontos bem miúdos feche a pequena abertura e...

aí mesmo já comece a costurar o fio Majestoso, usando a costura como linha guia. Como eu não quis desperdiçar nenhum pedacinho de Majestoso que sobrou, eu fui costurando ao redor até o fio acabar, rendeu quase 4 carreiras.

É isso! Ficou fofo né? Este coração pode muito bem servir como sachê, agulheiro,.... ideias, ideias!!!

Beijokas da Iza :***

sábado, 1 de junho de 2013

Troca de fios no crochê!!!

Este post também está disponível no blog Ganhe Mai$ da Círculo S/A:http://www.ganhemaiscirculo.com.br/troca-de-fios-no-croche/
Olá! Hoje eu vou mostrar como fazer a troca de fios no crochê, tanto para evitar um nó no meio do trabalho quanto para fazer a troca de cores durante o trabalho sem que a emenda apareça. Esta troca de fios acontece durante a execução do Ponto Alto e para isso vamos relembrar como ele é feito:
1- Faça uma laçada, introduza a agulha na correntinha do ponto inferior e puxe outra laçada.
2- Enlace o fio e puxe-o através dos 2 elos que estão na agulha.
3- Enlace novamente e puxe o fio através dos 2 elos restantes.
Então, a troca de fios acontece durante a execução do passo 3. Você trabalha normalmente os passos 1 e 2 e aí no passo 3 você troca de fio. Na foto abaixo, usei um fio contrastante para que isso ficasse bem claro.
Im2
Aí você continua trabalhando normalmente, a emenda vai ficar imperceptível.
Outra dica: na foto abaixo percebemos que sobraram as pontas dos fios, então durante a execução dos pontos, vá trabalhando por cima dessas pontas por pelo menos uns 10 pontos ou mais, como você achar melhor, para que a emenda fique bem firme e não venha a soltar.
Im3
E é isso! Espero que tenham gostado e que seja útil!
Beijokas da Iza :***