#semprecirculo

#semprecirculo

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Arremate invisível no crochê!!!

Olá!
Quem acompanha o blog sabe que sou colunista de um dos blogs da Círculo S/A, o Ganhe Mai$, que é voltado exclusivamente para nós artesãs. Este post também está disponível neste link: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/dica-arremate-invisivel-em-croche/ mas não custa publicar aqui também não é?!
A dica é sobre o Arremate invisível em crochê, espiem!!!
Caprichamos tanto na execução das peças e então o arremate fica aparecendo… Isso sempre me incomodava, até que um dia vi uma amiga fazendo este tipo de arremate em uma peça de tricô. A ficha caiu na hora, percebi que eu poderia usar esta mesma técnica em crochê.
Em trabalhos de crochê em que trabalhamos em círculos, geralmente o arremate é feito com um ponto baixo ou um ponto baixíssimo na terceira das três correntes que fazemos para iniciar cada carreira. Com o arremate invisível, as correntes que aparecem no topo de cada carreira ficam contínuas, fazendo com que, no caso de ser a última carreira, uma bainha, por exemplo, o arremate não apareça. Já se você estiver trabalhando com cores diferentes, em trabalhos circulares (como os olhos das corujas em crochê, por exemplo), o local da troca das cores não aparece. Esses são pequenos detalhes que valorizam e diferenciam o nosso trabalho.
Vamos ver então como se faz?! Fiz um círculo, para que possam visualizar melhor.
1) Chegamos ao último ponto…
Imagem 001
2) Corte o fio (deixe fio suficiente para o arremate, uns 5 cm) e puxe-o por dentro do ponto.
Imagem 002
3) Coloque o fio numa agulha…
Imagem 004
4) …e passe a agulha por baixo da terceira das três correntes do início da carreira.
Imagem 005
5) Consegue ver na foto acima a corrente onde o fio passa pelo meio? Então agora passe a agulha com fio por dentro desta corrente.
Imagem 006
6) Olha só como ficou! Quase nem dá prá perceber onde começa e onde termina a carreira. As correntes do topo ficam contínuas.
Imagem 007
7) Agora é só esconder o fio de sobra no avesso do trabalho.
Imagem 008
8) Abaixo, fiz uma carreira de pontos baixos e arrematei da mesma forma!
Imagem 009
É isso! Espero que seja útil e que vocês possam utilizar em seus trabalhos. Qualquer dúvida, entrem em contato!
Beijokas da Iza :***









quarta-feira, 22 de maio de 2013

PAP: Jogo Americano em Crochê!

Olá!!!
O PAP de hoje é para deixar a sua casa mais bonita! Este jogo americano é prático, bonito e muito fácil de fazer. E pelo fato de ser feito com o fio Barroco(Círculo), normalmente usado para fazer tapetes, pode ser lavado na maquina sem problema nenhum! E ainda você pode customizá-lo, faça a borda na cor que você mais gostar, ou um de cada cor, de acordo com a preferência de cada pessoa da família. Legal não é?!
É isso meninas! Espero que gostem e que seja útil!!!
Beijokas da Iza :***








quinta-feira, 16 de maio de 2013

PAP: Cachecol em crochê com carreiras entrelaçadas!!!

Olá!!!!
Olha só que legal e diferente este cachecol. Ele é feito em crochê e tem as carreiras entrelaçadas, parece difícil fazer, mas não é não, eu fiz um gráfico prá mostrar como se faz. A ideia original eu vi no Facebook, até tinha um PAP, mas estava em espanhol, então resolvi fazer o meu, do meu jeito!
Neste trabalho eu usei o fio Alice da Círculo e agulha 4,00mm para o trabalho ficar mais fofinho :)


O ideal é usar duas ou mais cores bem contrastantes, assim o entrelaçado fica bem aparente.

O legal é que durante a execução deste cachecol, a gente já vai fazendo as franjas, assim, terminada a última tira, a peça está pronta.

Abaixo está o gráfico que mostra como o cachecol é feito, como as carreiras são entrelaçadas. O gráfico mostra uma peça bem menor que o cachecol acima. Mas é sempre bom fazer uma amostra, assim a gente entende e pratica como o ponto é feito.
Basicamente esta peça é formada por tiras trabalhadas no sentido do comprimento da peça.

Observe a primeira tira, a que está toda em preto, a primeira de baixo para cima no gráfico.
A gente começa a tecer esta tira pela franja esquerda, alí onde está aquele triangulinho vermelho: 10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. do início. Agora vamos fazer o corpo: faça 45 correntes, agora vamos fazer a franja do lado direito:10 correntes, 1 cor. para dar altura e faça 10 pontos baixos sobre as 10 cor. feitas anteriormente. Agora vamos completar o corpo: faça 5 correntes, pule 5 correntes da carreira de baixo e faça 5 pontos baixos nas correntes seguintes da carreira de baixo, repita esta sequencia até chegar lá na franja esquerda, aí é só arrematar (use o arremate invisível que eu ensinei a fazer lá no Ganhe Mai$). Está pronta a primeira tira. Perceba que durante a execução da tira formaram-se 5 orifícios, iremos usá-los agora na segunda tira.

Agora vamos para a segunda tira: a primeira parte da tira está em azul no gráfico e está sublinhado no parágrafo aí acima. Terminada esta parte, pegue a franja esquerda da segunda tira e vá lá no orifício perto da franja direita da primeira tira e passe-a por dentro dele, no sentido que a seta vermelha indica e venha fazendo o mesmo por todos os outros orifícios até chegar no final. Está feito o entrelaçamento, agora é só completar a tira conforme mostrado no gráfico, em preto.

Todas as outras carreiras serão feitas do mesmo modo que foi feito a segunda, não muda nada e você fará quantas tiras forem necessárias para que o cachecol fique da largura desejada.


No cachecol que eu fiz, as franjas tem 30 correntes, o corpo 150 correntes e foi formado por 9 tiras.

É isso aí meninas. Já sabem, qualquer dúvida, é só me chamar!!!
Beijokas da Iza :***








quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coisa boa receber presentes não é?!

Não sou Blogueira Ouro, mas me sinto a própria, hehe!!! Ó os mimos que recebi da Círculo nesta semana, ái que delícia!!!!!
A Círculo é uma mãe prá gente!!!

Esquema para fazer ponchos!!!!

Olá!!!
Ó esta peça da foto, é um poncho. Agora no frio, eu adoro usar ponchos, levanta qualquer produção!!! Parece ser difícil fazer, mas não é não, eu fiz um esquema bem fácil onde você poderá fazer ponchos de qualquer tamanho, de infantil ao adulto.
Este é meu, não quero exagerar, mas já tem uns dez anos. Nesta peça eu usei o fio Família e agulha 3,00mm.
Vamos dar uma espiada no esquema então?!



Taquió! A maneira mais fácil de se fazer um poncho é juntando 4 quadrados iguais. Um para a frente, um para a costa e mais dois, um para cada lateral. Eu não vou passar nenhum gráfico hoje porque você poderá usar qualquer square de crochê, ou juntar vários squares (no meu, cada quadrado foi formado por 9 squares). Aí é só juntar os 4 quadrados na última carreira, com crochê ou costura, como você preferir.

E o tamanho do quadrado, como eu calculo? 
É muito fácil: é só colocar o quadrado em você, ou em outra pessoa, assim como está na figura abaixo, na transversal, e quando uma ponta atingir a base do pescoço e a outra, 4 dedos abaixo do umbigo, atingiu o tamanho ideal. Aí é só fazer os outros quadrados no mesmo tamanho do primeiro. 
Aí, prá incrementar, você ainda pode fazer uma barra, colocar franja, usar a imaginação. 
Como acabamento no decote eu gosto de fazer algumas carreiras de ponto baixo, fica bem firme.

Detalhe do square que eu usei. Dá prá fazer no olho, a foto tá bem nítida! :)

É isso meninas, espero que gostem e que seja útil!!!
Beijokas da Iza :***

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Encomendas prontas!!!!!

Olá!!!!!
Não tenho trabalhado muito com encomendas ultimamente, rola mais criação, mas pedido de amiga, pedido de irmã, sabe como é, a gente sempre faz!
Este modelo de saia vocês já conhecem, é o mesmo que saiu na revista Moda Crochê 5 da Círculo, com algumas alterações só fins de ajustes de tamanho da peça. O cós também está diferente, fiz com o mesmo tecido do forro, assim fica mais firme.
Na saia preta e na chocolate eu usei o Renda Tricô e Clea 5, na branca, Renda Tricô e Anne. Agulhas de acordo com a indicação do fio.
Hoje é isso!
Beijokas da Iza :***

Linda essa em preto né?! Amo preto!


Essa em tom chocolate ficou maaaara!!!! Vai com tudo!!!!


Detalhes, detalhes!!! :)


Essa eu fiz para minha irmã usar no Revellion passado. Só estou mostrando agora porque a revista
ainda não tinha sido lançada, aí não dá né, iria estragar a surpresa. Mas essa...

....saia tem um detalhe bem diferente: a emenda dos bicos da renda eu fiz na máquina de costura, com ponto zigue-zague, ficou muuuito bom, gostei muito. E também é mais curta, fica na altura do joelho e tem um bico de crochê na barra prá ficar mais mimosa!


Essa é a da revista!

E esta é a revista (todo mundo já sabe.... :)...)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PAP: Lenço em tricô e crochê com efeito Stone Washed

Olá!
O PAP desta semana é este lenço feito em tricô, com franjas em crochê e de quebra você faz nele este efeito estonado, que a gente comumente vê nas peças feitas em jeans. Mas ó, este efeito só funciona em fios naturais, como o algodão(Anne, Duna, Barroco, Cléa...), em fios de acrílico por exemplo, não acontece nada. Este efeito também serve para customizar, dar uma cara nova nas peças do ano passado, hehe! 
Então, vamos lá! Para fazer este lenço eu usei o Anne da Círculo e agulhas para tricô 2,5mm e crochê 1,75mm.
Espero que gostem e que seja útil!
Beijokas da Iza :***