quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PAP da Sapatilha de crochê!!!

Olá!
Olha só que legal esta sapatilha em crochê! Calça muito bem e é uma delícia no pé. É uma opção prá quem gosta de andar com meias dentro de casa e com certeza muito mais fashion :P
Para este projeto eu usei o fio Alice da Círculo (50% acrílico / 50% poliéster reciclado) e agulha Clover 2,25 mm.

Esta sapatilha da foto calça do número 38 ao 40, mas eu vou explicar como fazer números menores. Vamos lá prá receita?!





Este é o gráfico da sapatilha. Vc começa fazendo 12 pontos altos ao redor de um círculo mágico(pro começo ficar bem fechadinho). Se vc não gosta ou não sabe fazer o círculo mágico, substitua-o por 5 corr. fechadas com um ponto baixíssimo, aí é seguir o gráfico normalmente. A ponta da sapatilha é formada por carreiras. Quando estas 9 carreiras estiverem prontas, vc começa a tecer o corpo da sapatilha. É aqui no corpo que a gente define o tamanho dela. Prá esta sapatilha, 38 ao 40, o corpo começa na carreira 10 (24  pontos altos, ver no gráfico) e vai até a carreira 21, portanto são 12 carreiras. Então assim, se vc deixar de fazer 3 carreiras, por exemplo, ela servirá no tamanho 36. Mas a melhor maneira mesmo é ir medindo no seu pé, aí vc vê quantas carreiras são necessárias no corpo da sapatilha para que ela sirva direito. Na última carreira são feitas 3 diminuições, isso ajuda a formar o calcanhar da sapatilha.

Obs.: No gráfico, da carreira 11 eu fui direto prá carreira 21 porque as carr. 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 possuem a mesma quantidade de pontos da carreira 11. Só fiz isso pro gráfico não ficar muito grande.



Olha como fica a sapatilha fica depois de tecida. Faça o outro pé igualzinho como vc fez este.


Depois que as sapatilhas estiverem tecidas, com o auxílio de uma agulha grossa, feche a abertura do calcanhar.

Quando os calcanhares estiverem fechados, é hora de fazer o acabamento na abertura superior das sapatilhas. Faça duas carreiras de ponto baixo e a última carreira é o passa-cordão (gráfico abaixo).

Para os cordões (um para cada sapatilha) faça 160 correntes e por cima destas correntes faça pontos baixos (ver gráfico abaixo)

Agora que tudo está pronto, acabamento das sapatilhas e cordões, é só passar o cordão por dentro do passa-cordão, hehe!!! Este cordão ajuda a ajustar as sapatilhas nos pés, já que o crochê costuma sempre ceder um pouco.
                            

Acho que está bem explicado, mas se for necessário mais explicações, é só pedir. Deixem um recado, me chamem no Facebook ou me mandem um e-mail!

Espero que gostem e que façam bom proveito! Compartilhem!!!
Beijokas da Iza :***

21 comentários:

  1. Parabéns ,fica linda!
    Obrigada por compartilhar a receita.
    Adorei seu blog e já estou seguindo ,se quiser seguir o meu é: siltrico.blogspot.com. Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Ameii.. linda, linda, linda, já sou sua seguidora e gostaria de que vc tbm fosse minha amiga no blog e no facee, beijos e um ótimo dia pra vc e família !!!
    Nadir Reis ( facee) blog: http://re-aprendendotricroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Izabel Cristina, ficou belíssima sua sapatilha e seu passo-a-passo! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola!! adorei sua ideia e quero agradecer em poder compartilhar conosco, pois tenho uma filha cadeirante e praticamente sapato nenhum dá nela e com certeza esta ideia será fantástica no pezinho dela, farei e postarei no meu blog, espero sua visitinha e tbm sua opiniao rsrs... bjs
    Fique na paz!!!
    Sheila

    ResponderExcluir
  5. Olá,Izabel!
    Estou encantada com seus trabalhos,parabéns.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  6. Uau Izabel, que sapatilha linda... faço sapatinhos em croche mas nunca tinha feito nem visto nada igual a esse... Adorei de verdade...

    Parabens

    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Izabel... em casa o pessoal me chama de IZA tambem, mas aqui na net eu sou a IZY... rsrsrsrs... adorei seu blog e já estou e seguindo. Gostaria de convidá-la para visitar meu "cafofo" - cantinho fofo - e se quiser seguir-me ficarei muito feliz...

    Um bj no coração!

    Izy

    http://www.izy-artecriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei a sapatilha,genial e linda!Obrigada por compartilhar,Deus te abençoe!
    Um beiju e tudo de melhor te aconteça sempre!

    ResponderExcluir
  9. OI Izabel!
    Como sempre arrasando nos paps né?
    Ficou mara amiga!
    Parabéns e admiro demais vc e suas obras de arte amiga!

    ResponderExcluir
  10. Amei, vou tentar fazer. Obrigada. Bjs
    Ivonete
    crochedanete@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ficou linda, vou me arriscar a fazer!!!

    Bjs
    www.encantocomcroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. que dengo de sapatilha, linda demais, obrigada pelo gráfico, vou tentar fazer. Estou seguindo seu blog, te convido a visitar o meu.

    ResponderExcluir
  13. ola, parabéns pelo pap da sapatilha, adorei, vou ver se consigo fazer... ve se dá uma passadinnha no meu blog... dostemposdavovozinha.blogspot.
    um abraço
    angela vieira

    ResponderExcluir
  14. Oi passei aqui para conhecer seu blog. Linda sua sapatilha. Adorei.
    Beijus

    ResponderExcluir
  15. Linda sapatilha!!! Parabéns pelo seu lindo trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá adorei seu pap, bem explicadinho, obrigada por compartilhar. Vou fazer.
    Virei seguidora e te convido a me visitar, será um prazer recebe-la no meu cantinho.

    Beij♥ carinhoso
    RaqueL Fraga
    http://ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ótimo pap, maravilhosa essa sapatilha.
    Lindos seus trabalhos, Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO. LINDA SUA SAPATILHA. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, achei linda! estou fazendo a minha

    ResponderExcluir

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***