quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PAP da Sapatilha de crochê!!!

Olá!
Olha só que legal esta sapatilha em crochê! Calça muito bem e é uma delícia no pé. É uma opção prá quem gosta de andar com meias dentro de casa e com certeza muito mais fashion :P
Para este projeto eu usei o fio Alice da Círculo (50% acrílico / 50% poliéster reciclado) e agulha Clover 2,25 mm.

Esta sapatilha da foto calça do número 38 ao 40, mas eu vou explicar como fazer números menores. Vamos lá prá receita?!





Este é o gráfico da sapatilha. Vc começa fazendo 12 pontos altos ao redor de um círculo mágico(pro começo ficar bem fechadinho). Se vc não gosta ou não sabe fazer o círculo mágico, substitua-o por 5 corr. fechadas com um ponto baixíssimo, aí é seguir o gráfico normalmente. A ponta da sapatilha é formada por carreiras. Quando estas 9 carreiras estiverem prontas, vc começa a tecer o corpo da sapatilha. É aqui no corpo que a gente define o tamanho dela. Prá esta sapatilha, 38 ao 40, o corpo começa na carreira 10 (24  pontos altos, ver no gráfico) e vai até a carreira 21, portanto são 12 carreiras. Então assim, se vc deixar de fazer 3 carreiras, por exemplo, ela servirá no tamanho 36. Mas a melhor maneira mesmo é ir medindo no seu pé, aí vc vê quantas carreiras são necessárias no corpo da sapatilha para que ela sirva direito. Na última carreira são feitas 3 diminuições, isso ajuda a formar o calcanhar da sapatilha.

Obs.: No gráfico, da carreira 11 eu fui direto prá carreira 21 porque as carr. 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 possuem a mesma quantidade de pontos da carreira 11. Só fiz isso pro gráfico não ficar muito grande.



Olha como fica a sapatilha fica depois de tecida. Faça o outro pé igualzinho como vc fez este.


Depois que as sapatilhas estiverem tecidas, com o auxílio de uma agulha grossa, feche a abertura do calcanhar.

Quando os calcanhares estiverem fechados, é hora de fazer o acabamento na abertura superior das sapatilhas. Faça duas carreiras de ponto baixo e a última carreira é o passa-cordão (gráfico abaixo).

Para os cordões (um para cada sapatilha) faça 160 correntes e por cima destas correntes faça pontos baixos (ver gráfico abaixo)

Agora que tudo está pronto, acabamento das sapatilhas e cordões, é só passar o cordão por dentro do passa-cordão, hehe!!! Este cordão ajuda a ajustar as sapatilhas nos pés, já que o crochê costuma sempre ceder um pouco.
                            

Acho que está bem explicado, mas se for necessário mais explicações, é só pedir. Deixem um recado, me chamem no Facebook ou me mandem um e-mail!

Espero que gostem e que façam bom proveito! Compartilhem!!!
Beijokas da Iza :***