sexta-feira, 21 de junho de 2013

Jacquard em crochê!!!

  Este post também está disponível no blog Ganhe Mai$ da Círculo S/A: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/jacquard-em-croche/


Olá!
Hoje vou ensinar como fazer o Jacquard em crochê. Jacquard é o nome que se dá aos desenhos que se formam durante o trabalho quando a gente vai alternando as cores dos fios.
O projeto de hoje é bem simples, mas vamos usar as duas dicas que já passei aqui: a do arremate invisível e da troca de fios.
Vamos lá então?!
Este é o gráfico do square que vamos fazer. Perceba que na carreira 4, há pontos que estão em vermelho, é aí que vamos fazer a troca de fios.
square jackard
Seguindo o gráfico acima, faça as carreiras 1, 2  e 3 e termine a carreira com oarremate invisível.  Está pronta a primeira parte do square.
Figura 2
Agora vamos fazer a última carreira do square,  é aqui que faremos as trocas de fios para formar o Jacquard.
Olhando o gráfico, veja que a carreira 4 começa com três pontos altos com fio amarelo. Faça dois pontos altos e no terceiro faça a troca de fios, porque agora a receita pede que façamos três pontos altos em azul.
Figura 3Feitos os três pontos altos em azul, é hora de fazer a troca de fios novamente, como pede o gráfico. Nas fotos 4 e 5 podemos ver bem como o fio da cor anterior automaticamente vai pra baixo, assim podemos ir trabalhando por cima dele e não fica fio sobrando atrás do trabalho.
Figura 4Figura 5
Aqui nesta foto vemos como fica o canto do square, o fio azul fica bem escondido por baixo do amarelo.
Figura 6Olha como fica o square terminado.
Figura 7
Este é o lado avesso. Como trabalhamos por cima do fio, o avesso fica limpinho, sem nenhum fio sobrando.
Figura 8E agora a mágica! Fiz esta montagem pra mostrar como fica quando juntamos vários squares iguais ao que acabamos de fazer. Veja como um detalhe tão simples, como a troca de cores na última carreira enriquece o trabalho. As possibilidades de uso são infinitas: almofadas, bolsas, jogos americanos, trilhos, ….  tudo o que a sua imaginação permitir!!!
Figura 9
É isso! Espero que gostem e que seja útil!
Beijokas da Iza :***

3 comentários:

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***