sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PAP de costura: Capa para Passaporte!

Olá!
Então a bonita vai viajar, compra mala nova, se prepara toda e o passaporte vai assim? Com capinha de plástico? Não, não pode, o passaporte tem que ir lindo também! Por isso, eu fiz este PAP bem simples, mas vai deixar seu passaporte bem charmoso. Vamos lá ver como se faz?

Você vai precisar de:
-Tecidos, eu usei este com estampa de cupcakes da Círculo S/A
-Tesoura
-Máquina de costura
-Linha, agulha, alfinetes....



Eu tenho mania de molde, faço molde até para as peças de crochê. Aqui estão as medidas do passaporte, acredito que seja padrão: 18cmx12,5cm. 



Aqui está o molde da aba interna: 12,5cmx10cm, esta parte será dobrada ao meio para ficar dupla.


Aqui fiz um segundo molde, o debaixo já tem a margem de costura: 0,8mm. Eu corto no olho, mas quem não tem prática é bom colocar a margem do costura no molde, antes de cortar o tecido.
Então assim: a capa você vai cortar 2 vezes, 1 parte para a frente e 1 parte para o forro.

Na aba coloquei margem de costura só nas laterais e aqui também corte esta parte duas vezes, porque precisa uma aba de cada lado. Depois de cortadas, dobre as abas ao meio.

Detalhes.... detalhes.... :)


Pronto! Tudo cortado, posicione os tecidos assim: uma parte da capa com o direito virado prá cima, uma aba de cada lado e a outra parte da capa por cima de tudo mas com o direito virado prá baixo.

Prestenção aqui, nas abas: a parte dobrada fica virada prá dentro ;)


É bom colocar um alfinete em cada canto prá nada sair do lugar e passe uma costura à máquina em toda a volta, deixando um pedacinho sem costurar prá virar a peça pro lado direito. Corte os cantinhos, com cuidado prá não cortar a costura, isso vai deixar os cantinho perfeitos na hora que você virar a peça pro direito.

Pronto! Já costuradinho e virado pro lado direito. Acerte os cantos e...

...costure a pequena abertura com pontinhos à mão. Passe a ferro, vista seu
passaporte e vá viajar linda e poderosa!


E aí meninas, gostaram? Compartilhe!!!
Beijokas da Iza :***