terça-feira, 20 de setembro de 2011

Docinho enfeitado!



Olá!
Depois de um breve sumisso, resolvi aparecer outra vez. Tava bem aborrecida por causa da enchente que aconteceu aqui na região. É muita sujeira, é muita destruição, é muita tristeza. Deixa todos aborrecidos, atingidos ou não. Mas... a vida continua.
Então assim, prá passar a zica, fui fazer, como dizia minha avó, uma fornada de docinho enfeitado. Quando eu era pequena, este tipo de biscoito só era feito no Natal. Prá mim era um evento muito importate, eu adorava passar o glacê neles e enfeitar com confeitos de açúcar.  A receita é super simples, não leva nenhum ingrediente especial, mas tem um gostinho particular, que tem o poder de me transportar prá infância. O Pedrinho adorou!
Ingredientes:
-500 gramas de açúcar
-100 gramas de banha
-1 gema
-25 gramas de sal amoníaco
-300 ml de água fria
-Trigo até dar ponto para esticar com rolo de macarrão
Glacê
-1 clara batida em neve, açúcar o suficiente para que fique com consistência de doce de leite, e suco de meio limão.
Não tem erro, depois da massa pronta, pegue pequenas porções e estique-a sobre uma superfície enfarinhada. Corte os biscoitos no formato que vc desejar e acomode-os em forma untada e enfarinhada. Asse em forno médio por 8 a 10 minutos. Depois que o biscoito estiver frio, é só passar uma camada fininha de glacê por cima.
Considerações:
Quem me passou essa receita foi a amiga Solange da Rosa.
Se vc achar muito punk usar banha de porco, substitua por manteiga, mas eu juro que não fica sabor nenhum de banha no biscoito.
É isso!
Beijokas da Iza :***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Ficarei muito feliz com seu comentário! Gostou do blog? Me siga!!! Ah, e deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir o carinho!!!
Beijokas da Iza :***