#semprecirculo

#semprecirculo

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PAP Amigurumi: Boneca estilo Matryoshka

Olá!
Ontem, quando vi no Facebook um link que mostrava uma coleção de bonecas russas, as Matrioshkas, feitas em crochê eu pirei! Na hora, só não parei tudo o que eu estava fazendo para crochetar esta bonequinha porque tenho prazos, mas hoje de manhã sim, fiz a minha versão. Ficou fofa né? Fiz o gráfico e bem simples, porque esta bonequinha poderá servir de base para fazer muitas outras versões. Já pensou nela como lembrança de maternidade? Como chaveiro? Nossa, muitas opções!!!
Para fazer esta bonequinha eu usei lã tipo a Mollet, a Família, a Nina e agulha para crochê 3,00mm. 
Acho que usei uma de cada marca, porque tenho uma caixa cheia de lã, de todas as cores e todas sem rótulo, hehe! 
Dica: esta bonequinha tem aproximadamente 8 cm de altura. Para fazer uma boneca maior, é só usar lã mais grossa, sem precisar alterar o gráfico. O mesmo vale para fazer um boneca menor, é só usar lã fina.
Vamos fazê-la então?! 
Você vai precisar destes materiais:
-Lãs nas cores e espessura de sua preferência
-Manta acrílica para encher a cabeça e o corpo
-Miçanga preta para os olhos
-Agulha para tapeçaria para fechar a cabeça e o corpo e fazer os detalhes do capuz
-Linha e agulha para costura a mão
-Cola quente





A boneca é formada por cinco partes: Capuz, cabeça, pala do capuz, laço e corpo. Para fazer a cabeça e o corpo utilize o mesmo gráfico, estas partes são iguais e quando estiverem prontas, preencha-as com manta acrílica e feche o orifício com a ajuda de uma agulha para tapeçaria.

Este é o rostinho da boneca. Para fazer o cabelinho, enrole a lã algumas vezes ao redor da mão e acomode-o assim, na cabeça, e costure-o com agulha e linha. Com a mesma linha, já costure as miçangas no lugar do olhos e faça uma boquinha. Claro, o que eu fiz é só uma sugestão, você pode fazer do seu jeito!

Rostinho feito, vista o capuz nele. Fixe o capuz na cabeça com cola quente.

Detalhe: ao redor do capuz e da pala do capuz eu fiz um pesponto bem simples!
Outro detalhe: não feche a última carreira da pala, prá ficar assim, abertinho, depois aí, você irá colar o lacinho feito com um cordão de correntinhas.

Estes são os gráficos. Eu fiz ele aberto, mas você vai trabalhar em círculo. Para melhor visualização, é conveniente imprimir o gráfico.

Tudo pronto, tecido, preenchido... é só colar as partes entre si com cola quente!
É um pouco trabalhoso, mas não é difícil de fazer né?! E claro, como já disse antes, é só uma sugestão, você poderá acrescentar detalhes de acordo com suas preferências :)
É isso! Espero que tenham gostado e que seja útil!
Beijokas da Iza :***