#semprecirculo

#semprecirculo

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PAP: Porta Níquel em Crochê com Fecho da Vovó

Olá!!!
Amanhã, 2 de fevereiro, este blog completa dois aninhos!!! Então assim, prá comemorar, fiz o PAP deste Porta Níquel em Crochê com Fecho da Vovó. Para fazê-lo usei o fio Anne (Círculo) neste rosa mescla lindo (9427), agulha Clover 1,75 e um Fecho da Vovó oval com abertura de 5 cm.
Vamos lá então ver como se faz?!


 Visão interna :)


Este porta níquel é feito em duas etapas: primeiro a gente faz esta parte arredondada mostrada no gráfico abaixo, que é a parte que vai se encaixar no fecho. Faça duas peças conforme o gráfico.

Este é o gráfico da peça inteira. Deixa eu explicar umas coisinhas: lembra que aí em cima eu disse que era prá fazer duas peças arredondadas? Então, quando você terminar a segunda peça, não arremate o fio, apenas vire a peça de cabeça prá baixo e já comece a montar os pontos altos que formarão a segunda parte do porta níquel, ou seja, o seu corpo. Eu fiz o gráfico aberto, prá que a gente possa visualizar direito o trabalhos todo, mas chegando no final desta primeira carreira de pontos altos, feche a carreira com um ponto baixíssimo lá no primeiro ponto da carreira, para que o trabalho siga sendo feito em círculo. Só que assim, não é obrigatório fazer isso, se você preferir fazer o trabalho aberto, sem problema, é só fechar a lateral depois. Eu prefiro fazer em círculo porque na segunda e na terceira carreira, eu pego os pontos apenas na laçada de dentro do ponto alto de base, assim fica aparecendo bem uma linha que depois a gente usa prá fazer os babadinhos, mais abaixo tem uma foto onde esta linha fica bem nítida, vou comentar de novo.

Ó, terminado os dois semicírculos, apenas vire-os de cabeça prá baixo e faça neles a primeira carreira de pontos altos.


Aqui dá prá ver bem onde as carreiras são fechadas e como os pontos foram pegos nas laçadas de trás do ponto base. Estão vendo as linhas horizontais? É aí que a gente vai subir com os pontos prá fazer os babadinhos!!!


Você viu no gráfico que nas 3 últimas carreiras são feitas diminuições pro trabalho ficar com o fundo arredondado né? Então, vai ficar um buraquinho assim, aí é só passar o que sobrou de fio do arremate do trabalho por dentro de todos os pontos e puxar, fica bem fechadinho.


Olha só, agora é a hora de fazer os babadinhos. A gente vê bem as laçadas, faça 3 pontos altos em cada laçada, em toda volta do trabalho, como arremate deste primeiro babado, faça uma carreira de pontos baixos, ponto sobre ponto e arremate o fio.
Faça o segundo babado da mesma forma, só que como arremate, faça uma carreira de meios pontos, isso fará com que este babado fique ligeiramente um pouco maior. Detalhes... detalhes....


Prontinho, agora é só colocar o fecho e não vou ser romântica, é a parte mais difícil, pelo menos prá mim...


Assim, eu não usei cola, eu usei a prensa que tenho para colocar botões de pressão. Mas você pode utilizar aquela cola universal, passa por dentro da canaleta e um pouco na beirada do crochê que vai ficar dentro da canaleta, encaixa os dois, espera um pouquinho prá secar e prá garantir que o trabalho fique onde está, com um alicate e com muito cuidado prá não entortar o fecho, aperte de leve ali, nos cantinhos, onde cada lado se conecta....me fugiu a palavra agora.... ah, vocês entenderam?! Se não, me perguntem izabelbonatti@hotmail.com

Então, é esse meu presentinho prá vocês queridas amigas que acompanham e que seguem meu blog, que comentam, que elogiam, que criticam... - tudo isso me deixa muito feliz, era esse o objetivo do Café, mostrar e compartilhar meu trabalho, que eu amo muito e faço de coração!

Muuuuitas beijokas da Iza, que Deus continue me abençoando com o dom de lidar com as agulhas e que venham muuuuitos anos mais!!!! Amém!